38°57'35.77"N 8° 4'37.03"W
Bombagem Solar Lorentz

Bombagem Solar em Carvalhal, Mafra

Uma pequena propriedade com um declive incrível e uma dificuldade orográfica gigante era o desafio para este lugar em Carvalhal, Mafra

Esta família adquiriu este terreno onde existe uma casa em ruína.
Havendo um projecto de recuperação em curso, a infraestrutura de águas era imperiosa ser resolvida antes de mais.
Um furo realizado por uma empresa especializada garantiu a viabilidade da sua execução até aos 100 metros de profundidade.

O projecto seria retirar cerca de 5 m3 diários para irrigar e abastecer de água toda a propriedade.
Para tanto projectou-se uma solução Lorentz Solar.


20230513_202808

Leia mais...
Comments

Projecto Courela da Cegonha

Quando em 2019 o Pedro e a Mafalda me convidaram para os ajudar e desenvolver uma solução integrada para a sua Courela da Cegonha, mal sabia eu que durante uns valentes meses conviveria com eles, com o gatinho Ganesha, e em conjunto desenvolveríamos parte do projecto para o qual tinha sido convidado e onde o Zin, o cãopanheiro de todas as viagens, esteve sempre presente.
Bombagem Solar a partir de um furo artesiano já existente, distribuição pela quinta de uma infraestrutura de canalização de águas com pressão por gravidade e ainda a distribuição de energia pela propriedade, além da organização, electrificação, e instalação de canalização e tratamento de águas por fossa de bananeira numa cozinha comunitária adaptada a partir de uma estrutura que outrora serviu de abrigo a animais.
Sabemos todos o que foi o desafio de conviver com as narrativas do papão do COVID, já em 2020 ,e outras loucuras que se pautaram por uma histeria colectiva, exacerbada por uma comunicação social propagandistica de natureza global e criminosa.
Apesar de tudo isto, este projecto nunca parou e todos o que a ele se juntaram, ora em colaboração ou mero convívio, sempre o fizeram em respeito pelos interesses maiores da verdade e sã convivência entre todos.

Screen Shot 2023-11-03 at 00.23.57

Leia mais...
Comments